Diário de Bordo



Diário de Bordo

O primeiro passo foi quando a professora orientadora avisou que iria auxiliar a nossa turma no projeto da 8ª feira de ciências da Escola Estadual Dom Pedro II.  A decisão foi tomada a partir das sugestões de alguns integrantes da turma, então durante algum tempo de questionamentos foi decidido trabalhar com o assunto Educação Ambiental e Tecnologia. E o motivo que nos impulsionou a trabalhar com esse tema foi devido à impolidez social iracemense.
No segundo momento, formamos grupos e saímos às ruas da cidade e tiramos fotos, fizemos uma reportagem de ambientes que mostravam a total falta de educação da população e a escassez filoambiental, que se destaca gradativamente aumentando a poluição do ar e do solo.
Durante a reportagem nos deparamos com lixos orgânicos descartados em locais inadequados, lixo nas ruas, na escola e o pior de tudo é que a população não versa compreender os riscos que corremos pela degradação do meio físico.
Em outro momento, nos reunimos na sala de leitura e fizemos um debate sobre tecnologia, seu empregado e sua utilização como um meio de sensibilização afável. Logo após este debate, percebemos que o blog é um instrumento exploratório cuja estrutura permite, de uma forma simples e direta, o registro cronológico, frequente e imediato de opiniões, imagens, vídeos, ou qualquer outro tipo de conteúdo e por isso optamos trabalhar com essa ferramenta.
Os encontros de terças e quintas feiras serviram para aprimorar o nosso entendimento, fazer a montagem  do projeto, o que foi um pouco complicado devido não termos muito contato com esses tipos de trabalhos. Várias dúvidas surgiram em relação à educação ambiental, mas as maiores dificuldades foram por em pratica tudo o que nós sabíamos, organizar a fundamentação teórica e personalizar o blog.
Além disso, realizamos uma pesquisa com várias pessoas da sede do município de Iracema-RR com o propósito de identificar o percentual de indivíduos conscientes do que é Educação Ambiental, sua importância, as disponibilidades de cada um e a respeito de como os recursos tecnológicos podem influenciar na educação ambiental.
Durante todo processo nossas duvidas foram tiradas por professores em vários encontros, na sala de leitura, na sala dos professores e principalmente na sala de informática onde utilizamos a internet como auxilio na parte da criação do blog, pagina no Facebook, conta no Twitter e canal no YouTube.
No aposento de aula, discutimos sobre como ficaria a decoração da sala no dia da apresentação, então escolhemos dividi-la em dois ambientes: um mostraria Iracema que temos, cheia de lixo e sem infraestrutura; o outro mostraria Iracema como queremos, limpa, sem lixo, estruturada e com belas paisagens.
Já na reta final da elaboração do projeto foi decidido quem iria apresentar. Primeiramente, estudamos todo o assunto, depois foram divididas as partes da apresentação, ensaiamos e avaliamos cada um dos representantes da turma observando a segurança no assunto, o tom de voz, a postura e outros pré-requisitos que foram firmados para enriquecer a explanação. No dia anterior à apresentação, foram feitos os últimos ajustes decorativos e organizativos.
E finalmente chegou o grande dia de expor na fira de ciências  o nosso projeto e exibir o que foi estudado durante um mês, ou seja, mostrar a importância da Educação Ambiental. Apresentamos para várias pessoas, cada explanação teve duração de 15 minutos, sendo que a feira durou 4 horas.  Portanto, finalizamos as apresentações, sendo que uma delas foi assistida pelos avaliadores, que nos interrogaram e nos incentivaram a persistir sem cessar.  




















0 comentários:

Postar um comentário